Misericórdia × Religiosidade

Curiosamente dois exemplos citados na Bíblia, no Novo e no Velho Testamento, de misericórdia para com o próximo foram de  homens que não tinham uma " reputação religiosa" no contexto cristão. São eles Ebede-meleque, um egípcio e o samaritano contado por Jesus na sua parábola.

A história do samaritano talvez seja muito mais conhecida do que a de Jeremias. O profeta havia sido jogado no poço, atolado até a cintura, pelos próprios conterrâneos. Motivo? Obediência à ordem de Deus, falara as verdades que ninguém queria ouvir. Como seria lenta e agonizante a morte do homem de Deus se não fosse a intervenção do egípcio. Doeu no coração do eunuco ver a situação de Jeremias, ele foi falar com o rei que lhe deu ordem para retirar o profeta do poço. O que acontece em seguida faz toda a diferença entre a misericórdia e a caridade filantrópica. Ele sabe que Jeremias está fraco, já não tem forças para, simplesmente, segurar a corda para subir então providencia os farrapos de pano para servirem de almofadas que, passadas por baixo dos braços do profeta, o tirariam daquele poço com mais conforto e segurança. Isso é sentir a dor do outro isso é verdadeiramente misericórdia, tão escassa entre o nosso povo, isto é,  Igreja. Sede misericordiosos, como também é misericordioso é o vosso Pai. Lucas 6:36.

Eli Soares 

Comentários

Postagens mais visitadas