A vida como despojo - Jeremias 45.5

O que é um despojo? Sua recompensa depois da guerra?  Sim é a resposta. Eu fico pensando na vida de Baruque, o fiel secretário do profeta Jeremias.

Jeremias ditava, Baruque escrevia, lia os textos escritos tanto para a massa quanto para a liderança. Participava das lutas do homem de Deus. Via dia a dia a Palavra ser pregada a um povo rebelde. Invadia-lhe a sensação de cansaço, de malhar em ferro frio. Vivia uma situação estressante por longos anos. Provavelmente a exaustão quase o levou à loucura e o fez gritar:Ai de mim! O Senhor acrescentou tristeza ao meu sofrimento. Estou exausto de tanto sofrer, e não encontro descanso. Jr.45.3.

Sabemos que Baruque não foi o único a passar por situações assim, muitos outros homens do velho e do novo testamento passaram por sofrimentos físicos e emocionais inimagináveis. Hoje também sabemos que muitos irmãos nossos, da Igreja perseguida que sofrem por causa do evangelho.

O que aprendo com essa passagem do livro de Jeremias é que Baruque, assim como eu e talvez outros cristãos que passam e ainda passarão por grandes crises, escondem lá no fundo da alma a falsa impressão que serão recompensados por isso, recebendo alguns, os despojos da honra. Isso provavelmente é fruto desse evangelho sabor de mel.

O Senhor porém lhe manda um duro recado, que eu pessoalmente me vejo incluída nele: Procuras tu, coisas grandes? (recompensas) Não as procure porque Eu trarei o mal sobre toda a carne. A ti porém eu darei a tua vida como despojo. (Jr. 45.5) Sairei da fornalha como os 3 amigos de Daniel, nem cheiro de fumaça na minha alma. Eu ainda estou aqui. Eu ainda estou viva e glorificando ao Senhor. Talvez seja esse todo o meu despojo nessa terra pois o verdadeiro tesouros está guardado no céu e esse ninguém poderá roubar.


          

Comentários

Postagens mais visitadas