A sequoia e o bonsai

As sequoias são as maiores e mais antigas arvores do mundo. Recentemente foi descoberta no Parque Nacional Redwood, ao norte de São Francisco , a mais alta com mais de 115 m de altura,um diâmetro de mais de 17 metros e aproximadamente 4.000 anos de idade.

A palavra bonsai significa, literalmente, "plantado em uma bandeja"- consiste em criar  uma representação miniaturizada ,porém realista, de uma árvore. 

Com base nessa pesquisa, passo a expor o texto da Dra. Dayse Osborn, em seu livro 5 escolhas para mulheres que vencem . Li esse livro ha uns 20 anos atras e esse texto nunca saiu de minha cabeça:

- A mesma mudinha de uma sequoia,cuja natureza é subir em direção ao céu com mais de cem metros de altura, com um diâmetro de mais de 10 metros, pode ser tão tolhida no seu desenvolvimento pela famosa técnica bonsai, que pode existir em um estado atrofiado por centenas de anos, como uma árvore minúscula. Sua raiz, ou sua fonte de vida,foi restringida. Não lhe foi permitido crescer até a sua grandeza inata, pois suas raízes foram sabotadas. Seu propósito foi alterado pelo homem, para que ela fosse mantida em cativeiro,reduzida à mera estética. É isso que a tradição e a cultura religiosa podem fazer com pessoas criadas à imagem de Deus. Vidas destinadas  a realizações podem ser reduzidas a uma existência de bonsai. Vidas projetadas para a grandeza podem ser limitadas e restritas ao papel de estética emocional e visual, para o prazer de outras pessoas que gostariam de guardá-las nos seus vasos enfeitados e de segurá-las em suas mãos cobiçosas.

Mas tal coisa somente poderá acontecer se você permitir que aconteça.

Eli Soares 



.
 
            

Comentários

  1. Não permitirei isso, pois fui criada para o louvor de Deus e continuarei crescendo no conhecimento e no ! Espírito!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas